
48º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Por: Brunna Rocha, Jéssica Silva, Kelly Jênyfer, Luana Santos, Raiane Wentz e Tatiana Mata
Entre os dias 15 e 22 de Setembro de 2015 acontecerá no Cine Brasília o 48° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O público poderá escolher o melhor filme apresentado por meio de votação.
Além do Prêmio Júri Popular, o evento contará com prêmios oficiais no qual a comissão julgadora irá avaliar de acordo com alguns critérios estabelecidos pelo edital do Festival.
O Festival, assim como nas edições anteriores, terá o festivalzinho, uma mostra de filmes de curta metragem de animação e ficção com temática infantil acontecerá de 16 a 21 de setembro, em diversos horários, no Museu Nacional. Escolas públicas, casas de cultura, entre outros. Serão realizados também seminários, debates, oficinas, lançamentos de DVDs e livros.
Segundo o regulamento, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem por finalidade mostrar ao público as recentes obras cinematográficas brasileiras, promover atividades formativas e de intercâmbio no âmbito do cinema e contribuir para aumentar o público do produto audiovisual.
Conforme informações contidas no site da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece desde 1965, na época o festival teve como destaque "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", filme de Roberto Santos baseado no conto de Guimarães, entre os premiados estavam pessoas consagradas como, Fernanda Montenegro e Arnaldo Jabor diretor de “O Circo” melhor curta daquele ano. Durante 1972 a 1974 não houve festival, pois foram censurados, porém o público se manteve fiel ao festival e formavam filas diante do Cine Brasília.

Créditos: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/fotos/2012/09/veja-fotos-da-45-edicao-do-festival-de-brasilia-do-cinema-brasileiro.html

Créditos: http://www.ebc.com.br/cultura/2015/05/inscricoes-festival-de-cinema-de-brasilia

Créditos: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/fotos/2012/09/veja-fotos-da-45-edicao-do-festival-de-brasilia-do-cinema-brasileiro.html