top of page

BRASÍLIA: CAPITAL DO MISTICISMO

O místico se mistura com a história da capital e com o dia-a-dia dos moradores, e cada vez mais cresce o turismo religioso na região central do país

Por: Thays Martins, Guilherme Araújo, Maiko Silva, Kátia Karina e Reginaldo Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     O misticismo anda junto com Brasília desde sua criação.  Muito antes de a nova capital ser idealizada por JK, o padre italiano João Melchior Bosco, famoso pelos seus sonhos proféticos, teve uma visão que entre os graus 15 e 20, haveria um porto que partiria do ponto onde se formava um lago. No sonho, lhe dizia uma voz que quando viessem cavar as minas escondidas em meio aos montes, apareceria ali a terra prometida, que jorraria  leite e mel, seria uma riqueza inconcebível. Muitos acreditam que esse lugar é Brasília, já que a cidade está exatamente no local citado e é uma cidade muito rica e bela. Dom Bosco foi escolhido, juntamente com Nossa Senhora Aparecida, para ser padroeiro da nova capital.

     O que não falta em Brasília são homenagens ao santo, como o templo erguido na Ermida Dom Bosco, no Lago Sul e o Santuário Dom Bosco, na W3 Sul, que é umas das igrejas mais visitadas da capital.

     Talvez essa profecia seja um dos motivos para Brasília atrair tantas religiões e doutrinas, que vivem pacificamente em um mesmo lugar, sendo por isso considerada por muitos como “Capital do Misticismo”.

     Mas não para por aí. Existe uma teoria sobre Brasília ser muito parecida com a cidade de Akhetaton fundada pelo faraó do antigo Egito.  O livro ‘’Brasília Secreta- Enigma do Antigo Egito’’ de Iara Kern e Ernani Pimentel, traz imagens comparativas da capital com a cidade egípcia.

     Em Akhetaton a cidade possuía o formato de um pássaro com um lago artificial, pirâmides e ruas largas. Brasília possui essas semelhanças tendo a exemplo as pirâmides, como o Teatro Nacional, e sua forma de avião com o lago.

     Akhenaton e Juscelino Kubitscheck possuem semelhanças incríveis também, ambos construíram as cidades em pouco tempo e morreram dezesseis anos após as fundações.

     Isso tudo ajuda a ambientar uma aura misteriosa e faz com que a capital atraia vários turistas todos os anos, que procuram a cidade por acreditarem que existe algo de especial em seu território.

               A seguir, alguns dos principais locais de visitação ligadas a seitas e religiões:

 

VALE DO AMANHECER

     O Vale do Amanhecer é uma vila religiosa em meio ao cerrado de Planaltina- DF, onde existe um grande templo espírita esotérico rico de símbolos e ritos. O Vale do Amanhecer é visitado frequentemente por pessoas do mundo inteiro por ser rico em espiritualidade e por ser o primeiro templo a ser fundado  no mundo. Existem outros vales espalhados pelo Brasil afora e todos seguem os princípios da doutrina deixados por Tia Neiva.  O templo é cercado por pirâmides e imagens. É aberto ao público.

Endereço: Vale do Amanhecer - Planaltina Brasília – DF

Telefone: (61) 3389-8754

Site: www.valedoamanhecer.org.br/

 

SANTO DAIME

     O movimento religioso Santo Daime surgiu no interior da floresta amazônica com o Raimundo Irineu Serra  que recebeu a revelação para fundar  uma doutrina cristã a partir de uma bebida sagrada,  a Ayahuasca, dando origem ao Santo Daime. A bebida é obtida pela cocção de duas plantas, o cipó Jagube (banesteriopsis caapi), e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta amazônica e possui propriedades enteógenas - estado xamânico ou de êxtase induzido pela ingestão de substâncias alteradoras da consciência.

     No Distrito Federal, duas doutrinas são listadas pelo site oficial do Santo Daime: a Comunidade do Céu do Planalto e o Centro Livre Divina Luz, e existem outras espalhadas pela capital.

Comunidade Céu do Planalto

Endereço: Centro Eclético da Fluente Luz Universal - ALFREDO GREGÓRIO DE MELO (Fazenda Olhos D'Água - Chácara n. 07 - Lago Norte)

Contato: Fernando La Rocque

E-mail: fernandolarocque@yahoo.com

Centro Livre "Divina Luz"

Endereço: Centro Eclético da Fluente Luz Universal

Contato: Daltro e Conceição Carvalho

E-mail: daltro@linkexpress.com.br

Site: www.santodaime.org/

 

TEMPLO BUDISTA

     O Templo Budista de Brasília Schin Budismo da Terra Pura foi erguido em 1973 por imigrantes japoneses, e tombado como patrimônio histórico da capital em 2014. A prática iniciou-se no Japão no século XIII e tem como marca o exercício da compaixão indiscriminada. Não nega nenhuma crença, mas tenta libertar a todos dos dogmas e dos preconceitos em relação à vida e as pessoas. O Templo Budista de Brasília oferece várias atividades com foco no corpo e na mente, como a meditação Schin, que é cantada e aulas de Aikidô, Jiu Jitsu, entre outras.

Endereço: Quadra 315/316 – Asa Sul

Contato: (61) 3345-2469

Site: www.terrapuradf.org.br

 

PRAÇA DOS ORIXÁS

     A Praça dos Orixás, popularmente conhecida como “prainha”, foi inaugurada em 2006, mas antes disso o local já era frequentado por candomblecistas e umbandistas para realização de seus rituais sagrados.  É um local de paz e harmonia, a beira do lago Paranoá. No local, há 16 estátuas de divindades pertencentes às religiões afrodescendentes. A Umbanda é a única religião oficialmente brasileira, é uma junção de elementos de várias outras. O Candomblé é essencialmente africano, trazido para o Brasil pelos escravos.

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 -  Ao lado da Ponte Costa e Silva (2ª Ponte).

Área Pública

 

SANTUÁRIO DOM BOSCO

     O Santuário Dom Bosco foi construído para homenagear o padroeiro de Brasília.  Edificado em 80 colunas revestidas em vitrais em 12 tons de azul, a única iluminação durante do dia é a natural, dando a impressão de se estar dentro de um sonho. Ao longo do dia, dependendo da forma como o sol bate nos vitrais, os tons de azul vão mudando colorindo todo o ambiente.  Durante a noite, a iluminação é feita por um único lustre com 7.400 peças, representando Jesus Cristo, a luz do mundo. A edificação lembra as obras góticas e nas 12 portas, em bronze entalhado em mármore o histórico sonho de Dom Bosco.

Endereço: Quadra 702 – Asa Sul

Visitação: Diariamente das 7h às 20h

Missas: Segunda a sábado: 7h e 18h / Domingo: 8h, 11h, 18h e 19h30

Uma vez por mês sedia um conserto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

Contato: (61) 3223-6542

 

CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA

     Inaugurada em 31 de maio de 1970, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como a catedral de Brasília é um dos pontos turísticos mais visitados da capital federa, fica Localizada em um ponto estratégico, no centro da cidade, ao lado da rodoviária do plano piloto.

     Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o corpo principal do templo situa-se três metros abaixo do nível da Esplanada dos Ministérios. Para acessá-la a partir do caminho ladeado pelas Estátuas dos Evangelistas, segue-se por uma galeria em declive, desenhada por Oscar Niemeyer, com características significativas: um corredor estreito em relação às dimensões do Templo, piso negro e paredes de granito da mesma cor. Foi descrita pelo próprio arquiteto como uma galeria escura de modo que, quando a pessoa chegar à nave, tenha um contraste de luz, possa olhar e ver até os espaços infinitos e o corpo da igreja, esplendorosamente transbordante de luz e cor.

Endereço: Esplanada dos Ministérios, lote 12 – Próximo ao terminal Rodoviário do Plano Piloto

Visitação: Segunda-feira das 8h às 16h30

Terça e Sexta-feira, 10h30 - 18h (Somente na galeria)

Quarta, Quinta, Sábado e Domingo,  8h às 18h

Contato: (61) 3224-4073

Site: catedral.org.br/

 

ERMIDA DOM BOSCO

     Uma pequena capela construída em homenagem ao santo beatificado pelo Papa Pio XI em 1962. Tem a forma de uma pirâmide de base inclinada, é revestida em mármore branco e possui uma cruz metálica no topo. Foi projetada por Oscar Niemeyer e construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá. O monumento foi inaugurado em 1957 e permite uma vista privilegiada da cidade e do Lago Paranoá. A Ermida Dom Bosco fica no parque Dom Bosco, que é aberto diariamente para visitação das 7h às 19 horas.

Endereço: Parque Ecológico Ermida Dom Bosco – Quadra 29 – Lago Sul

Visitação: Diariamente, 7h às 19h

Telefone: (61) 3367-4505 / (61) 3367-2000

 

TEMPLO SEICHO-NO-IE

     Fundada em 1° de março de 1930, no Japão, por Masaharu Taniguchi, a Seicho-No-Ie surge perante a humanidade para mostrar que o homem é filho de Deus, que o sofrimento não existe e que nascemos para sermos felizes. É considerada uma filosofia de vida e também uma religião. O templo é procurado por pessoas que buscam soluções e respostas para os seus problemas e são dotadas de infraestrutura adequada para estudos e práticas da Seicho-No-Ie.

Endereço: Quadra 403/404 - Asa Sul

Contato: (61) 3325-2680

Site: www.sni-df.org.br/

 

LBV- LEGIÃO DA BOA VONTADE

     A Legião da Boa Vontade (LBV) tem como diretor-presidente José de Paiva Netto. Reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social, atua em prol de famílias de baixa renda, somando ao auxílio material os valores da espiritualidade ecumênica. Em Brasília, o Templo da LBV tem uma arquitetura diferenciada, e é muito frequentado para meditação. Muitas pessoas apoiam e ajudam a LBV, inclusive alguns famosos como a cantora Paula Fernandes e o ator Marcio Garcia.

Endereço: Quadra 915 - Asa Sul

Visitação: Diariamente, 24h

Contato: 0800-055-5099

 

IGREJINHA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

     Inaugurada em 1958, a Igrejinha e santuário de Fátima foi concebida em louvor a uma graça de cura recebida pela filha de Juscelino Kubitschek. Encomendada pela primeira dama Sarah Kubitschek, a capela é a primeira construída em alvenaria nas quadras residenciais de Brasília.

     Após cem dias de trabalho, ela tomou forma de chapéu de freira, com o teto em formato de lenço e três pilastras que a sustentam. A igrejinha foi desenhada por Oscar Niemeyer e é também famosa pelos azulejos de Athos Balcão que a enfeitam.

Endereço: Quadra 307/308 – Asa Sul

Visitação: Diariamente, 8h ás 12h e 13h às 19h

Missas: Terça a Sábado, 6h30.  Domingos, 7h, 9h, 11h, 18, e 19h30.

Contato: (61) 3242- 0149

 

ROSA CRUZ

     A ordem de Rosa Cruz, vem do cristianismo Rosa cruz um protótipo espiritual, seu “pai irmão”, fundador da ordem espiritual. Ao mesmo tempo, consideram que seu nome indica o campo de força que os alimenta. Nos textos clássicos da Rosa Cruz do século XVII, esse campo de força é chamado de “casa sancti spirtus”. Essas fontes da história espiritual ocidental contêm referências capazes de tocar profundamente um buscador da verdade e talvez ajudá-lo a abrir a porta do conhecimento intuitivo.

Reuniões informativas às 20h conforme cronograma, todas as quartas-feiras.

Endereço: Quadra 607 – Asa Norte

Contato: (61) 3273-5339

 

FEDERAÇÃO EPÍRITA BRASILEIRA (FEB)

     A Federação Espírita Brasileira (FEB), fundada em 1884, é uma entidade de utilidade pública que se constitui na mais importante e influente organização representativa do Espiritismo no Brasil e em quase todos os países em que o movimento espírita está presente. Através de expoentes espíritas notórios, principalmente o Dr. Bezerra de Menezes, a FEB logo consolidou no Brasil a formatação do Espiritismo enquanto religião. Em diversos países, a federação fornece amplo apoio a médiuns, palestrantes e outras organizações espíritas, publica e traduz livros na temática e promove ações de caridade. A FEB é a associação representante do Brasil junto ao Conselho Espírita Internacional.

     Apesar do caráter de divulgação, não se constitui em órgão de centralização hierárquico das casas espíritas, já que estas são livres para organizarem-se e desenvolver as próprias atividades e estudos. As casas espíritas são livres para se filiar se assim o desejarem, sendo o único pré-requisito para se constituir um centro espírita, o estudo da codificação de Allan Kardec e das inúmeras obras psicografadas no Brasil, em especial pelo Médium Francisco Cândido Xavier. Nao existe horario de reuniões, as consultas são marcadas por telefone ou diretamente no local.

Endereço: Quadra 603 – Asa Norte

Visitação: segunda a sábado, 10h – 17h

Contato: (61) 3443-0306 / (61) 8570-9565

 

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 

      É uma denominação cristã restauracionista, trinitariana, sabatista, não-cessacionista mortalista e aniquilacionista , que se distingue pela observância do sábado , o sétimo dia da semana judaico-cristã e por sua ênfase na iminente segunda vinda de Jesus Cristo. A igreja surgiu após o Grande Desapontamento de 22 de outubro de  1844, desencadeado pelo Movimento Milerita nos Estados Unidos, durante a primeira metade do século XIX, sendo formalmente criada em 1863. Entre seus pioneiros está, cujos escritos são tidos pelos adventistas como "inspirados por Deus".

A catedral do sétimo dia de Brasília foi uma inspiração de Oscar Niemeyer, o projeto foi feito para atender ao pedido de um amigo intimo chamado Dr Milto, a inspiração foi do próprio Niemeyer, que apesar de se considerar ateus Niemayer construiu varias igrejas pelo Brasil.

Endereço: Quadra 611 – Asa Sul

Cultos: Sábado, 9h00 – Culto Divino

Sábado, 10h30 – Escola Sabatina

Sábado, 19h15 - Culto Jovem

Domingo, 19h30 – Culto Evangélico

Quarta – Feira, 19h30 – Culto de Oração

Contato: (61) 3345-3203.

 

 

 

 

 

 

 

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page