
A BELEZA DOS MONUMENTOS
Conhecida como uma cidade moderna, Brasília é um lugar muito requisitado para o turismo
Por: Amanda Antunes, Gabriela Andrade,Letícia Cotta, Rita Frazão e Tânia Nicole
Depois de levantamentos, de sonhos e planejamentos, a capital federal finalmente se transformou em uma cidade de referência, cuja inauguração, no ano de 1960, aconteceu com uma festividade na Praça dos Três Poderes.
Brasília nasceu em um projeto de José Bonifácio de Andrade e Silva (1763-1836), cujo principal argumento era erguer uma capital no meio do Brasil. Em um panfleto com o nome Aditamento ao projeto de Constituição ara fazê-lo aplicável ao Reino do Brasil, publicado em Lisboa no ano de 1822, Bonifácio sugeriu a construção de uma nova capital brasileira.
Só no contexto da Proclamação da República que a ideia ressurgiu. No terceiro artigo da Constituição republicana de 1891, se firmou o seguinte: “Fica pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14 mil km², que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal”.
Mas foi só no ano de 1956, sob a presidência de Juscelino Kubitschek, que foi lançado o alvará para concurso nacional do Plano Piloto de Brasília.
Cercada com a modernidade arquitetônica com os principais monumentos projetados e desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), Brasília hoje é uma cidade procurada também para o turismo. Principalmente quando os empresários, precisam vir a Brasília para reuniões.
Com sua estrutura delicada, dividida com uma forma bem organizada e de fácil compreensão, Brasília oferece vários lugares para visitações, principalmente seus monumentos históricos, os que mais prendem a atenção do turista.
Percorrendo o eixo monumental no centro do Plano Piloto (Brasília tem um formato de avião),estão diversas obras e, na Esplanada dos Ministérios, algumas das principais obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Memorial JK
Localizado no Eixo Monumental, Lado Oeste, o Memorial JK projetado por Oscar Niemeyer homenageia o ex-presidente da república, Juscelino Kubitschek. Inaugurado no ano de 1981, o acervo contém a biblioteca particular, sala de exposição, de objetos pessoais e documentos, auditórios para palestras, sala de pesquisa e a câmara mortuária. O local está aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. O telefone para contato: (61) 3226-7860 / 3225-9451, a entrada custa R$ 10,00.
QUARTEL GENERAL DO EXÉRCITO
Localizado no Eixo Monumental, o Quartel General do Exército de Brasília, faz parte dos monumentos projetados para a capital pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Composto por dez edifícios, uma estrutura em forma de concha, que faz alusão ao punho da espada de Duque de Caxias, também agrega o Teatro Pedro Calmon. O local está aberto para visitação das 9h às 17h e estas devem ser agendadas pelo telefone
PRAÇA DOS CRISTAIS
Projetada por Roberto Burle Marx em 1970, a Praça Cívica (popularmente conhecida como a Praça dos Cristais) está localizada no Setor Militar Urbano de Brasília, em frente ao Quartel General do Exército. É um jardim triangular e várias pedras simbolizam as riquezas minerais da região, esculpidas em forma de cristais. A praça passou por um período de esquecimento, ficando completamente abandonada até 2009, ano em que passou por uma restauração, mantendo o projeto original de seu criador. Um excelente lugar para quem busca a tranquilidade em um centro urbano.
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Projetada pelo arquiteto Luis Mauro Freire, a Câmara Legislativa está localizada à margem do Eixo Monumental, na Praça do Buriti. Para a visitação, é preciso passar por procedimentos básicos de segurança e a entrada é franca. Telefone: (61) 3348-8000
MEMORIAL TJDFT
Em comemoração aos 50 anos do TJDFT, foi inaugurado o Memorial TJDFT que abriga livros, documentos históricos, peças e fotos. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 12h às 19h, e o agendamento de grupos ou visita de escolas deve ser feito pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893. A entrada é franca.
MEMORIAL DOS POVOS INDÍGENAS
Em frente ao Memorial JK, o Memorial dos Povos Indígenas é um projeto de Oscar Niemeyer em forma de espiral que caracteriza a habitação dos Índios Yanomami.
O museu promove vários eventos de uma forma dinâmica para mostrar a cultura e a riqueza indígena. A visitação ocorre de terça a sexta-feira das 9h às 17h; e sábado, domingo e feriados das 10h às 17h.
Contato: (61)3342-1157 / (61) 3344-1154 / (61) 3342-1156, o valor da entrada não foi divulgado.
PLANETÁRIO DE BRASÍLIA
O Planetário de Brasília fica localizado na SRPN Trecho I – Eixo Monumental. O transporte coletivo é de fácil acesso. Após o fechamento que durou 16 anos, o Planetário voltou a abrir as suas portas para receber o público. Em 2014, o local foi totalmente reformado para receber visitações. São oferecidas palestras, exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital que está totalmente com acesso à internet etc. A entrada para grupos grandes costuma ser agendada e custa 1kg de alimento não perecível. O local funciona de terça a quinta-feira, das 11h16h e 19h; Sexta a Domingo 14h e 15h15.
GINÁSIO NILSON NELSON
O Ginásio Nilson Nelson é multiuso, além de partidas esportivas, também é palco de shows. Ele está localizado na SRPN, Trecho I – Brasília, ao lado do Estádio Nacional Mané Garrincha e perto do Palácio do Buriti. Faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna.
ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA
O Estádio Nacional de Brasília, uma arena multiuso. Depois da sua reforma em 2013 para a Copa do Mundo, foi palco de shows de cantores e bandas consagradas mundialmente. As visitações ao estádio precisam ser agendadas através do e-mail: estadio.visitas@gmail.com
TORRE DE TV DE BRASÍLIA
A Torre de TV é um projeto de Lúcio Costa que está localizada no Eixo Monumental Oeste. Além de transmitir sinal para toda a região, a Torre abriga uma feira de artesanato.
Os visitantes podem subir até a plataforma e ter uma bela visão da Capital do Brasil. A utilização do elevador é gratuita. Nas segundas, das 14h às 18h. E de terça a domingo, das 8h às 18h.
MUSEU NACIONAL DE BRASÍLIA
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. Com as diversidades de exposições de artistas reconhecidos, disponibiliza orientadores que prestam total atenção aos seus visitantes. Fica localizado no Setor Cultural Sul, próximo a Rodoviária do Plano Piloto. Funciona de terça-feira a domingo das 9h às 18h30. A entrada é franca
CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA
A Catedral,projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada no dia 31 de maio de 1970. Fica localizada no início da Esplanada dos Ministérios. A visitação é diária das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
CONGRESSO NACIONAL
Projetado por Oscar Niemeyer, o Congresso Nacional é a sede oficial do Poder Legislativo. Está localizado na Praça dos 3 Poderes. É aberto diariamente e tem visitas guiadas a cada meia hora a partir das 9h. De segunda a sexta a entrada é pela Chapelaria; Sábados, domingos e feriados, é pelo Salão Negro. Telefone: (61) 3303-4671 / 3216-1771. Trajes esportivos, como shorts ou bermudas, somente são permitidos aos finais de semana. Durante a semana, os visitantes precisam estar vestidos com uma calça.
PALÁCIO DO PLANALTO
Inaugurado em abril de 1960, o Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo, local onde está o gabinete da Presidência da República. Está localizado na Praça dos Três Poderes e é mais um projeto elaborado por Oscar Niemeyer. São permitidas visitas de 30 pessoas com a duração máxima de 30 minutos, feitas aos domingos das 9h30 às 14h30. Telefone para agendamento: (61) 3411-1221 / 3411- 1355.
PALÁCIO DO BURITI
Inaugurado no ano de 1969, o projeto é de Mauro Jorge Esteves. O Palácio é sede do governo do Distrito Federal e abriga o gabinete do governador e as secretarias no edifício anexo. Aas visitas não são permitidas. Contato: (61) 3316-4111.
PALÁCIO DA ALVORADA
O Palácio da Alvorada é a residência oficial da presidência da República, porque “Brasília era a alvorada de um novo dia para o Brasil.”, nas palavras de JK. As visitas na área externa ocorrerem às quartas-feiras das 15h às 17h e não há visitação em caso de chuva.
PALÁCIO DA JUSTIÇA
O palácio da Justiça é a sede do Ministério da Justiça. Existem várias cascatas artificiais. Visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15 às 17h
PALÁCIO DO ITAMARATY
O Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores e uma das obras mais conhecidas de Niemeyer. Rodeado por um espelho d’água, abriga a escultura de um meteoro. É aberto também para visitação de segunda a sexta: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h.
PALÁCIO DO JABURU
O Palácio do Jaburu é a residência do vice-presidente da República. Foi projetado em 1973 e ocupado em 1977, dezessete anos após a inauguração da Capital. A visitação ocorre nas quartas-feiras e não é preciso agendamento.
CATETINHO
Localizado a beira da BR 0-40, próximo ao Park Way, o Catetinho, com a estrutura simples de madeira, com dois andares, foi a primei residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília. Recebeu o nome Catetinho em referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração da nova Capital Federal. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), funciona como museu e tem mobília e objetos pessoais de JK do período da construção de Brasília. O palácio presidencial provisório foi projetado por Oscar Niemeyer e demorou apenas 12 dias para ser construído. Horário de visitação: Terça a domingo, das 09h às 17h. A entrada é franca. Telefone para contato: (61) 3338-8803
Referências:
http://www.soubrasilia.com/brasilia/
http://wikimapia.org/1622356/pt/Pal%C3%A1cio-do-Jaburu
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=918054
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-a-construcao-de-brasilia
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/brasilia_50_anos_um_sonho_no_centro_do_brasil.html

Foto: Google Imagens.

Foto: Letícia Cotta.

Foto: Sou Brasília

Foto: Google Imagens.